domingo, 6 de julho de 2008

Um cartaz amarelo...

Fim de domingo, bom momento para erguer as pernas e esperar o dia virar. Ou tomar um chima*, como estou fazendo. Mas neste país é proibido sonhar, como naquele poema do Drummond...
Eu vi lá no blog Libertad Matters o post do Reinaldo Azevedo:

A DITADURA DO TSE 1 – Tribunal quer agora censurar a Internet.
(...)
No Brasil, vejam nos posts abaixo, o TSE decidiu criar restrições à divulgação de informação jornalística sobre os candidatos na Internet. Também quer proibir manifestações individuais sobre candidaturas em blogs e páginas de relacionamento.

Como assim?

Uma resolução do tribunal equipara a Internet às televisões e às rádios, que são concessões públicas. As emissoras não podem expressar opiniões sobre candidatos e têm de garantir igual tempo aos postulantes. Jornais e revistas não estão submetidos a essas restrições. Eu poderia, por exemplo, escrever um artigo na VEJA criticando este ou aquele candidatos, mas estaria impedido de reproduzir tal artigo no meu blog. É ridículo.

[suspiros...]

SENTIMENTAL

Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
e debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.
Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!

- Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!

Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências um cartaz amarelo:
"Neste país é proibido sonhar".


(Carlos Drummond de Andrade)


*chima: chimarrão.

6 comentários:

Jorge Nobre disse...

Isso nem é petralhismo do TSE. É incompetência para lidar com a democracia. E esse parece ser um problema do nosso povinho...

Muito bonita sua casa nova, Le.

Filipe de Santa Maria disse...

Oi Lelê. Nosso judiciário não cansa de chutar a constituição e mandar o pessoal calar a boca. O TSE vai acabar fazendo o que der na telha. E viva o executivo, o legislativo e o judiciário do Bananão.

Lelê Carabina disse...

Ou o petralhismo já é uma cultura que toma formas e invade as instituições?

Obrigada Jorge Nobre! =)

Lelê Carabina disse...

É Philippe, os velhinhos da boca maldita que se cuidem, do jeito que a coisa anda, nem lá vai dar para abrir a boca...!

Marie Tourvel disse...

É, Lelê, quem sabe aquele nosso jornalzinho vingue, né? O duro vai ser reunir todo pessoal numa mesa. A Kombi para buscá-los eu já arrumei. E, concordo com você, o petralhismo já está enraizado em tudo. Resta saber o que podemos fazer para reagir. Um beijo, querida.

Lelê Carabina disse...

Marie, Eu já comecei aqui por casa mesmo rsrsrs