quarta-feira, 2 de maio de 2007

Primeiro de maio, primeiro de maio!

- Ligaram de uma agência de empregos pra ti, estão te chamando pra uma vaga!
- Sério! E quando começo?
- Brincadeirinha, primeiro de maio!
(essa é de chorar)

*

Fico pensando se o primeiro-de-maio ainda tem alguma significância para o trabalhador. Ainda mais quando se vê ordas lideradas por sindicalistas-altruístas distribuindo prêmios. Aqui em Curitiba esteve a Força Sindical, sortearam até casas. Até aí, vá lá. O chato é sempre o mesmo papinho dos direitos trabalhistas, que a malvada emenda três vai acabar(!). Criação de mais empregos, inserção dos informais no mercado formal, não escutei na pauta. Bem, também mal parei para escutar os discursos, eu não tenho mais saco para tanto. E não adianta vir com o papinho de que os direitos trabalhistas foram conquistados antigamente e são mantidos por causa dos sindicatos, esse argumento não conquista a minha simpatia por sindicatos do jeito que as coisas estão colocadas, por mais importantes que já tenham sido, por mais que se salve um ou outro. E eu gostaria muito de saber o que os trabalhadores pensam realmente dos sindicatos. E os desempegados o que acham? E os informais? Pessoalmente acho que já deixei a minha impressão de antipatia por tais entidades, eu não me sentia representada, nem queria e nem quero ou preciso de um, apesar de que há um sim que diz que me representa, manda boletos de cobrança, a foto da sede campestre [associado tem vantagens!] e clippings onde uma notícia me chamou atenção: são favoráveis [e militantes] ao veto do Presidente à Emenda 3. Já o Conselho da Classe [ao qual pertenço] é contra, vai endender. Ah mas eu já cometia injustiça: o sindicato atual está repaginado, além dos direitos trabalhistas, vai lutar pelas causas ambientais, começando humildemente pelo aquecimento global. Mas a cena mais estapafúrdia foi a do MST(!) protestanto e invadindo um supermercado [não sei onde, não vi toda a reportagem] porque estava aberto, atendendo, obrigando os trabalhadores a trabalharem no dia do trabalho! MST também está repaginado! Esse primeiro de maio hein, o nome deveria ser dia do não-trabalho.
E agora eu vou dormir que já é dia dois e logo devo trabalhar.

Um comentário:

Fábio Mayer disse...

Legal o seu blog...

Olha, já notou que, de uns anos para cá,o dia do trabalho virou dia do trabalhador?

O que era para homenagear os esforços coletivos de empregados, empregadores, autônomos, donas de casa (que trabalham pra caramba) virou uma festinha sindical, exclusividade de grupos ideológicos que passam a vida demonizando patrões e profissionais liberais de classe média, visto que a luta de classes ainda é, para esses toupeiras, a melhor forma de tomar o poder de assalto!

Uma pena... pior é que os governos, como o federal e o deste nosso governador pulha, Sr. Requião, embarcaram no entendimento sindicalista... como se eles mesmo, Lula e Requião, não estivessem hoje numa classe social abastada.

Vou linkar seu blog lá no meu, porque você é a primeira pessoa de Curitiba que encontro na blogosfera.