segunda-feira, 9 de março de 2009

Sentimentos cansados

Fim de domingo, do dia de emoções cansadas e tristezas justas, depois de momentos maravilhosos de Graça em que meus joelhos foram dobrados, sim foram dobrados sem que eu tivesse a vontade de me ajoelhar e, num segundo, não resisti à força com que me fazia ajoelhar-me e caí diante de Jesus Cristo. Fazer um retiro em um mosteiro é como recarregar as baterias da fé para poder continuar os dias aqui do lado de fora em que somos intimados a viver com toda nossa natureza. E o que acontece é que a natureza humana é esta mesmo, precária, inclinada ao erro, o que não quer dizer que o erro torna-se acerto porque natural e é por isso que eu disse hoje que uma coisa é admitir o erro e a tendência para tal; outra coisa é incentivá-lo ou ser seu cúmplice. Não é fundamental ser tolerante (fundamental é ter caridade) com atitudes erradas para ser aceito, para ser amado, para parecer legal ou moderno; mas agir assim é doloroso. Não ser tolerante com erros e inverdades não é o mesmo que julgamento e preconceito: há a verdade e pela verdade somos medidos. Tudo isso é a cruz da nossa vida e não é à toa que cansamos os sentimentos.

*

Como se não bastasse as pelejas domésticas, esta semana particularmente foi cansativa para os ânimos católicos, uma penitência quaresmal não fosse a gravidade das coisas, como a publicidade das excomunhões dada dom José Cardoso Sobrinho (caso da menina de 9 anos que sofreu aborto). Pouco comento casos de mídia, há muitos blogs bons que fazem isso, com link´s ao lado. Mas é de se notar que cada vez mais, e geralmente em épocas importantes do ano litúrgico, há confusão e deturpação sobre os assuntos que envolvem a Igreja Católica, numa espécie perseguição “intelectual” (aspas necessárias) a religiosos Padres, Bispos, que estão cumprindo a sua vocação e mesmo sua responsabilidade. Não desejo o fim da mídia não, só desejo que a verdade possa ser dita e a liberdade religiosa respeitada. Mas meu desejo não é de nada neste mundo mundo, vasto mundo... É necessário e urgente ser fiel à Fé e cada vez mais rezar pelos Sacerdotes e pela Igreja nestes tempos obscuros.

3 comentários:

Alma disse...

E aí Lelê, anda sumida...
O Papa anda apanhando esses dias, eu tô lá pra defendê-lo...
Beijos

Lelê Carabina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lelê Carabina disse...

Comentário do Beto Queiroz, que recebi por email e só agora vi (que vergonha Beto, mas foi em email que pouco vejo mesmo... bem, antes tarde do que mais tarde! abraço)

[Tentei postar mas não consegui. Problemas de limitação no servidor da minha empresa]
Minha cara amiga, A oração nos mantem firmes nos propósitos e na nossa luta contra os erros e as tentações. Lembremo-nos sempre que a Igreja é escândalo para o mundo. A Igreja não é do mundo e concordar com esse mundo cada vez mais ateísta seria um contra-senso para nossa fé cristã. Um pensamento que me ocorreu nessa linha de reflexão foi que é impressionante como os ateus de todos os matizes adoram dar palpite sobre as questões internas da Igreja. E como também se apressam em escrever (sempre açodadamente) sobre qualquer questão interna. O oportunismo dos abortistas, então, é sempre o de cavalgar qualquer ´deslize` que achem no comportamento dos religiosos. Rezemos por nossos Sacerdotes para permaneçam fiéis ao voto que fizeram a Deus e a Igreja. Mes Amitiés, Beto.