terça-feira, 13 de novembro de 2007

Por estes dias

Terminei de ler "Cristianismo Puro e Simples" de C. S. Lewis há alguns bons dias (o livro estava na minha lista branca, mas a indicação da Norma favoreceu a antecipação da leitura), gostei muitíssimo, fala principalmente dos valores e da moral Cristã numa linguagem bem tranqüila quase didática, e me esclareceu muitas coisas e fez relembrar outras tantas... Mas apesar da facilidade da leitura, não é como ler, por exemplo hummm... (melhor não citar o que pensei, ou a comparação seria prejudicial para Lewis) qualquer leitura fácil para distração, pois os assuntos abortados mexem e não te fazem parar por aí (a não ser que a pessoa se contente), eu diria que é um bom aperitivo para maiores aprofundamentos.

Há sim o desdém de quem olha o título e logo fala (se não fala, pensa) "ah cristianismo, só deve falar de religião" e faz uma cara de quem já avaliou e decidiu no mesmo momento em que mal viu o título. Ok, entendo, acontece a mesmíssima coisa comigo quando vejo um livro de Paulo Coelho, por exemplo, pelo fato de só ler apenas o nome do escritor. Não, mas é um pouco diferente: tentei sinceramente por três vezes ler Paulo Coelho, a primeira vez na adolescência foi quando quase todas minhas amigas o liam enquanto eu lia Machado de Assis e Érico Veríssimo. Isso, logicamente não me faz uma pessoa superior e coisa e tal, nem por não ter lido Paulo Coelho nem por ler C.S. Lewis ... mas também não precisa fazer aquela cara entojada "ah Cristianismo...", porque não te é pedido uma avaliação... enfim, o livro fala da religião Cristã sim, óbvio, mas tem muita coisa que é comum, de valores universais, que é o que trata até uma parte do livro antes de chegar ao cristianismo propriamente dito.

* * *

Meu movimento queremista, porque todo mundo quer ter um, de Vargas a Lula...

Eu quero, entre tantas outras coisas, o CD da trilha sonora do filme "Cuba - A Cidade Perdida".

Na verdade o queremismo de Lula se referia (ou ainda se refere) a outro querer, agora desconfio que ele queira é que haja mesmo muito petróleo na reserva de Tupi. Querer até a gente quer, o problema é que ele quer hoje, usando a novidade incerta de ontem e a baita propaganda de amanhã.

* * *

Na casa da Vó, sem nada para fazer, assistindo Jimmy Neutron, o Menino Gênio
Em época de crise os primeiros que fogem são os intelectuais. (Jimmy)

PS: a frase pode não ser bem essa, não me recordo exatamente.

* * *

¿Por que no te callas?

Elegantíssimo esse Rei.

Há quem acha que foi "Piti" (a Folha, que novidade), já este Senhor (aliás, notícias?) acha que é coisa do império e da oligarquia! ha-ha.

E os que reclamam de Olavo dizer muito palavrão, poderiam sugerir que ele substituísse o famoso VTNC pelo Por que no te callas? .

Eis o piti, ops, o hit para celular.

3 comentários:

Lucas disse...

Eu também quero participar deste seu movimento. Achei Cidade Perdida um filme belíssimo!

Anônimo disse...

Minha primeira vez aqui
Belo blog, belos posts...
Parabéns.

www.joselinhares.blog.com

Anônimo disse...

..passei por aqui...