quinta-feira, 12 de abril de 2007

Toda manhã na sociedade civil desorganizada

Toda manhã eu pego o ônibus para trabalhar, exceto sábados, domingos e feriados, e, exceção à exceção é quando tem bastante trabalho elevado ao cubo, normalmente naquela época em que muitos brasileiros acreditam que o Brasil não trabalha, enquanto a maioria dos brasileiros não param e acreditam que deveriam parar, essa época que termina na outra segunda-feira depois da quarta-feira de cinzas mais um mês. Ufa! A razoável normalidade volta, ora ora que ironia, em primeiro de abril.
Toda manhã eu pego o ônibus... “Todo dia ela faz tudo sempre igual..” lembrei daquela música bacana do Chico Buarque (é dele? não sou fã nem bem informada hehe), que esteve aqui fazendo show por esses dias. Olha, podem me chamar de ignorante, mas eu nunca fui muito assim-assim com o Chico Buarque. Gosto das músicas, mas simplesmente não consigo achar tudo isso (tudo isso que as mulheres, e homens também, suspiram) dele para pagar uma bagatela de até R$ 280,00 por um ingressinho no Teatro Guaíra. No meio do show poderia me lembrar que o patrocínio, pela TIM se diga de passagem, pode ser uma isenção de tributo, e o Teatro é do Governo do Estado do Paraná, e mesmo assim o preço é este. Aí eu estragaria meu show por ser acometida de uma espécie de ressentimento dos sem-chico-buarque ou então por politizar o que nem precisa ser politizado, afinal, qual o problema dos Patrocínios? Nenhum, quase, quase. É que também não consigo esquecer que o charmoso Chico desdenha o capitalismo que o patrocina e que baba no seu show. E não baba? Até eu babaria. E eu li num artigo que ele “impávido e elegante” “mal conversa com a platéia” “O próprio clima do espetáculo recolocava os hormônios em paz sem que o artista precisasse gritar de volta: “feche as pernas e preste atenção, vagabunda!”.” Tem gente que vê nisso elegância. Ou exultação à obra e menos à pessoa. Pode ser. Pode ser desdém mesmo, o preço do ingresso também pode ser uma forma de tributar mais um pouco os capitalistas baba-ovos.
(Ressalva: Não, não disse que Chico Buarque não deva ser Patrocinado, nem nada. Na pior das comparações, melhor patrocinar a ele que, sei lá, Tati Quebra-Barraco em turnê pela Europa. Também nem todos da platéia são capitalista baba-ovos, alguns são só baba-ovos hehe não falei de forma enfática, mas geral. Outros são estudantes baba-ovos beneficiados pela meia entrada. Sabe, no rol das coisas que não gosto, está aí mais um item: a meia entrada para estudantes. Um dia quem sabe explique, agora não dá o post está ficando enorme.).
Então, toda manhã de segunda à sexta-feira eu pego ônibus para trabalhar. E no caminho tinha uma pedreira (ai que trocadilho tosco), e o itinerário se alongou dez minutos. Dez! Os atrasados devem me entender! Depois fiquei sabendo que era alguma manifestação da Emenda 3 que prejudicou o trânsito. Se fosse a “sociedade civil desorganizada” na defesa da emenda não me importaria, meu atraso seria uma colaboração: Desculpe meu atraso, participava indiretamente de manifestação pela Emenda 3!
O protesto era a contra à emenda. Certo, todo mundo pode protestar e defender idéias, faz parte do jogo democrático, etc e tal. A sociedade civil desorganizada decerto nem sabe direito da tal emenda, tem mais que sair, pegar ônibus e trânsito e trabalhar, quem poderia ser organizado com esses obstáculos?
Bem, o protesto é uma campanha liderada pela CUT, que teve apoio de sindicatos à professores e ampla divulgação na rede de tevê Requião, ops, estadual Paraná Educativa. O Governador deu todo apoio ao veto (e assim foi criado o “Comitê de Mobilização com representantes do governo, sindicalistas e representantes dos movimentos sociais”). Na tevê, o espaço aos sindicalistas que entre umas e outras (declarações) saíram como estas "A emenda 3 é o ponta pé inicial para uma reforma trabalhista camuflada que atente exclusivamente os patrões e seus interesses de maior lucratividade", argumenta Marisa Stedile, presidente do sindicato. "Os trabalhadores serão os principais prejudicados, pois correm o risco de perder direitos adquiridos, como licença maternidade, férias, 13º salário ou Fundo de Garantia", completa." As fotos do protesto.
Eu sou mesmo por demais desconfiada, como uma boa capricorniana. Ainda mais com a combinação comitê + mobilização + representantes do governo + sindicalistas + “movimentos sociais”. Quanta organização! Quanto interesse! E quanto sofisma! Eu não pretendo discutir aqui os argumentos no mínimo desonestos, há gente muito mais gabaritada para isso. Só digo que, se é para escolher um lado, eu fico a favor da Emenda. Dos desorganizados. Também porque saí do cabresto, por livre e espontânea vontade, dos “benefícios” trabalhistas que dizem defender, e estou fora do âmbito de sindicados, ó glória! E isso dentro da legalidade. Se por acaso tiver que voltar à condição anterior, paciência, nem assim serei mais simpática aos "camaradas". O que querem os auspiciosos organizados senão meter o cabresto sindicalista nos que ainda têm uma opção liberal e legal (há exceções, claro) para continuarem trabalhando não menos arduamente? Se não for isso de verdade, então o que é?
Não obrigada, eu não quero um sindicato para chamar de meu. Só quero pegar o ônibus toda manhã, exceto sábados, domingos e feriados, e se nada atrapalhar o trânsito, chegar mais ou menos no horário, que não me preocupo mais com cartão ponto, como uma reles civil da sociedade desorganizada, que às vezes baba-ovo por alguma música do Chico Buarque.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uau! Li tudim...vc é uma cronista. Vc é boa de crônica, menina! Adorei o seu texto, o seu modo de escrever. Afinal, vc é uma escritora e fim de papo. Vou dar até um beijão em vc, se vc permitir, é claro...hehehe
abraço do
Aluízio Amorim

P.S.: Obrigadão pelo apoio nos bons comentário que fez lá no meu bloguinho.

Anônimo disse...

caracas, grande post. sobre o chico, diria que gosto dele no papel. pra cantar, não pago pra ver/ouvir. (e até vi uma vez, mas ganhei do meu irmão o ingresso, na época 40 reais na ópera de arame). há interpretes fabulosos que podem fazer de suas músicas maravilhas. sobre o petismo, não emito mais opinião por enquanto. cansei. pensei até em pedir pra folha mandar na minha assinatura só a ilustrada. mas devo voltar a ler política e comentar no meu blog. quero antes ler livros sobre o tema, ensaios de todos os matizes ideológicos, pra nunca mais cair no conto do sindicalista-líder-de- classe-fundador-de-um-partido-de-esquerda-que-agrega-intelectuais-e-movimentossociais-igrejaprogressista. votei no burque, o cristovão, não o chico, e nulo no segundo turno. me desiludi total.

cláudio bettega
www.claudibettegaoemcena.blogger.com.br

Anônimo disse...

Lele: agora arrumei o link para o seu blog. Não tinha me dado conta de que não procedera a alteração. Agora está legal. Abs Aluizio Amorim